Super Jogos Online
Amantes de Gamers, Para Sempre.

Game Jam: O que é, saiba tudo sobre

0

Você por acaso sabe o que é Game Jam e é interessado pelo universo gamer? Este é um evento muito conhecido no mundo dos jogos eletrônicos. Neste evento é onde muitos games aclamados foram criados por pequenas equipes de desenvolvedores, em um curto período de tempo.

Game Jam – O que é? Fonte: FreePik.

Neste texto você irá descobrir tudo que você precisa saber sobre esse tipo de competição de games, como a sua origem, sua meta, seus tipos e jogos mais famosos, e muito mais.

O que é Game Jam

No mundo dos games, muitos aspiram por cargos profissionais em empresas grandes, referências em meio a indústria, como a Rockstar Games, Naughty Dog, EA, Ubisoft e muitas outras. Também há aqueles que sonham em trabalhar em seus próprios projetos, por meio de trabalhos no estilo “indie”.

Em meio a tantos tipos de objetivos, estes profissionais possuem uma coisa em comum. O desejo e paixão por desafios. E é neste ponto que muitos participam das famosas Game Jams.

Game Jam, em sua mais simples definição, é uma reunião competitiva e colaborativa entre grupos de desenvolvedores. O seu objetivo é criar um jogo em um curto período de tempo, o qual pode variar entre 12 a 72 horas, normalmente, é realizado em finais de semana.

Por meio desta competição, que pode ou não dar prêmios aos vencedores, os membros de todos os grupos buscam superar os diversos desafios gerados ao longo da criação dos sistemas e elementos do jogo em questão. Desta forma os participantes evoluem os seus conhecimentos por meio das várias experiências proporcionadas por esse evento.

Origem do termo Jam

Muitos podem se perguntar o que o termo “Jam” tem a ver com jogos e com a competição em questão. A resposta para essa dúvida vem direto do universo da música. Inclusive, não só o nome vem direto desta indústria, mas a ideia da competição também.

As Game Jams são diretamente inspiradas pelas Jam Sessions. Estes são encontros entre músicos com o objetivo de se realizar ensaios livres, onde é dado o foco à composição, prática e socialização. Apesar de serem conhecidas por ensaios, elas também podem representar competições, tanto descontraídas quanto mais sérias.

Agora, o significado de “Game Jam” e “Jam Sessions”, em português, podem ser definidos como “Jogo Improvisado” e “Sessões de Improviso”.

O que é MVP

Game Jams, muitas vezes são definidas como MVPs, e isso pode causar uma confusão desnecessária e simples de se resolver. Pois afinal de contas, o que é MVP? Essa é uma sigla para o termo Minimum Viable Product, que traduzido significa “Produto Viável Mínimo”.

Esse termo é utilizado com frequência no empreendedorismo, pois representa um produto em específico que possua apenas as suas funções mais importantes. Isso se relaciona diretamente com as Game Jams, pois com um curto período de tempo em mãos, os jogos devem conter apenas o essencial de sua experiência.

História da Game Jam

A história desta modalidade de evento teve partida em 2002, com dois desenvolvedores de jogos, chamados Chris Hecker e Sean Barrett. Eles estavam muito curiosos para saber o quanto uma engine poderia ser poderosa com a maior capacidade de renderização de sprites possível. Então, eles decidiram criar uma.

menino-jogando
História da Game Jam. Fonte: FreePik.

Com o novo motor gráfico criado, eles convidaram alguns amigos para formar um pequeno grupo com o intuito de desenvolver o máximo de jogos que conseguissem entre os dias 15 e 18 de março. Ao final de tudo isso, com um grupo de 14 pessoas, 12 jogos foram criados:

  1. Angry God Bowling;
  2. Red Rover;
  3. Firefighter;
  4. Flow;
  5. Charles Copter;
  6. Dueling Machine;
  7. Troopers;
  8. Total Age of Doomcraft & Conquer: Romero Alert;
  9. Very Serious RoboDOOM;
  10. Worship;
  11. Wrath;
  12. Spotlight.

Ao final deste período de desenvolvimento, o evento ficou conhecido como “0th Indie Game Jam”, ou simplesmente, a primeira Game Jam. Então, após os resultados satisfatórios proporcionados por essa inovadora experiência, o IGJ (Indie Game Jam) voltou a ocorrer anualmente por mais duas vezes.

O Indie Game Jam 1, ocorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março em 2003, com 17 desenvolvedores envolvidos e 18 jogos criados. Já a última edição, ocorreu entre os dias 18 e 21 de março em 2004, só que desta vez com 21 participantes e 17 jogos finalizados.

Como funciona a Game Jam

Game Jam é um dos tipos de socialização e colaboração mais interessantes no universo dos games. Pois apesar de ser considerada uma competição, ao final de tudo, não existem prêmios formais, mas sim, o compartilhamento de experiência, a criação de laços e surgimento de ideias e projetos promissores.

fone-cd-pc
Como funciona a Game Jam? Fonte: FreePik.

O funcionamento desse tipo de evento é simples. Após a preparação e a inscrição, os participantes devem se encontrar na sede e no local marcados. Então, primeiramente, o tema da edição é revelado, e em seguida, os devs recebem um determinado tempo para montarem equipes (caso já não estejam pré-estabelecidas) e definir o que farão.

Após isso, a competição se inicia. Dada a largada, é de suma importância que cada participante esteja preparado com os equipamentos e recursos apropriados e recomendados. Veja quais são logo abaixo:

  • Computador/notebook adequado e potente para realizar as tarefas com agilidade;
  • Máquinas com os devidos programas e aplicativos devidamente instalados e atualizados;
  • Possuir internet própria, pois a oferecida pelo local, provavelmente, irá ficar sobrecarregada;
  • Estar em posse de pen drives e HDs externos, para que o compartilhamento de arquivos seja feito de forma prática e ágil;
  • Ter fones de ouvido, de qualquer tipo, para testarem os sons e ouvir músicas sem atrapalhar os demais;
  • Caso você esteja sob a responsabilidade criativa, não esqueça sua mesa digitadora, ou os seus instrumentos musicais;
  • Não esqueça dos adaptadores de tomada e extensões.

Agora, deixamos por último outros itens de extrema necessidade e importância para facilitar o convívio durante o curto período de tempo do evento, que vai de utilidades à suprimentos, e higiene. Confira:

  • Não deixe de etiquetar todos os seus pertences, para não correr o risco de perder algo;
  • Leve papéis (cadernos, post-its e outros) e canetas;
  • Leve alimentos secos e garrafas de água, energético ou café. Os alimentos e bebidas, junto aos equipamentos, são indispensáveis;
  • Itens de higiene como escova de dentes, pasta de dente, sabonete, papel higiênico e desodorante. Além de roupas limpas e uma toalha;
  • Se puder, não deixe de levar um colchão inflável, ou um saco de dormir, pois dormir será algo importante para o progresso saudável do projeto.

Com tudo isso, tenha sempre em mente que esta não é uma competição a ser levada aos seus limites. Seja amigável, e saiba que há chances de seu projeto não ser escolhido, ou até mesmo, não ser finalizado. Isso não deverá ser um motivo para desânimo, pois afinal, o que vale é a diversão e a experiência adquirida.

Qual a meta da Game Jam

A meta de uma Game Jam, como já dissemos, é colocar suas habilidades em prática através da superação de muitos desafios de maneira rápida e coordenada. Dessa maneira, cada participante irá evoluir pessoalmente como um profissional da área de games.

Além da evolução nas habilidades de desenvolvimento, o evento trabalha no incremento de muitas virtudes essenciais para muitas áreas da vida, pois lá você irá exercitar sua paciência, trabalho em equipe, organização, comunicação, planejamento, e muito mais.

Por meio de uma Game Jam, laços são criados, e a comunidade gamer é reforçada. Assim como muitos outros eventos de jogos, essa competição traz à tona as melhores partes da vida de um jogador, pois o espírito de cooperação é a base e o porquê disso tudo ocorrer.

Os jogos mais famosos criados em Game Jam

Junto a tudo isso, ainda há grandes possibilidades do surgimento de ideias, ou protótipos, para games com muito potencial, que apesar de sua simplicidade, trazem alguma inovação chamativa, o que os tornam clássicos indie de imediato. Veja alguns dos maiores exemplos:

  • Surgeon Simulator;
  • Superhot;
  • Celeste;
  • Goat Simulator.

Existem muitos outros conhecidos ao redor da internet, ainda mais se forem levados em conta os muitos e diferentes tipos de público atingidos, mas estes 4 são alguns dos mais reconhecidos e bem-sucedidos mundialmente.

Como participar de uma Game Jam

Para participar de um evento deste tipo, primeiramente você deve ter em mente que algumas habilidades, tanto técnicas quanto pessoais, serão necessárias para se ter sucesso em meio a competição. Veja abaixo as principais habilidades e virtudes para se sair bem em uma Game Jam:

  • Ter o mínimo de conhecimentos de programação, animação 2D e 3D, e edição de vídeo e música;
  • Conseguir pensar, planejar, definir e agir com rapidez;
  • Possuir resistência à horas sem dormir;
  • Conseguir trabalhar em equipe;
  • Saber se portar, manter o foco e trabalhar sob pressão;
  • Ter criatividade, tanto para roteiro quanto para ideias visuais e de funcionalidade;
  • Conseguir se comunicar de forma calma e clara.

Com tudo isso checado, você deve ir ao site oficial da Game Jam, a qual se deseje participar, e então, a inscrição em grupo ou solo deve ser feita. Deve-se ter sob seus conhecemos o local e horários do evento, para que nenhuma confusão venha atrapalhar a experiência.

Agora, com a inscrição feita e as informações sobre o evento anotadas, se prepare ao descansar e dormir bastante antes do evento e se alimente adequadamente. Visto que você precisará de muita energia e motivação para dar o seu melhor pelo seu projeto.

Global Game Jam

O Global Game Jam, ou só GGJ, é um projeto desenvolvido pela International Game Developers Association (IGDA). Ele teve início em 2009, esse projeto busca trazer a ideia da Game Jam para todo o mundo, em apenas um único evento realizado simultaneamente entre as diversas sedes espalhadas ao redor do globo.

Conta atualmente com 11 eventos já realizados de maneira anual, e um próximo marcado para acontecer nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2021, a GGJ é o maior e mais popular projeto do tipo na atualidade. Por meio do estímulo do espírito colaborativo, o GGJ oferece uma experiência sem igual para os devs de todas as nações.

Sua primeira edição em 2009 obteve mais de 1600 participantes, espalhados entre 23 países. Ao final do evento, mais de 370 jogos foram criados. No ano seguinte, o evento subiu sua marca de participantes para mais de 4300, ao redor de 39 países, com um total de 900 jogos desenvolvidos.

Veja agora quais foram os temas de cada uma das edições do Global Game Jam:

  • 2009: “Enquanto tivermos uns aos outros, nós nunca estaremos longe de problemas”;
  • 2010:“A chuva na Espanha cai principalmente na planície” e “Decepção”;
  • 2011: “Extinção”;
  • 2012: “Uma imagem de Ouroboros”;
  • 2013: “Som de um coração batendo”;
  • 2014: “Nós não vemos as coisas como elas são, vemos como nós somos”;
  • 2015: “O que nós faremos agora?”;
  • 2016: “Ritual”;
  • 2017: “Ondas”;
  • 2018: “Transmissão”;
  • 2019: “O que ‘lar’ significa para você”.

A última edição realizada, teve a marca de 9.601 jogos finalizados, com seus participantes espalhados ao longo de 118 países.

Brasil Game Jam

Agora, no Brasil, o evento de Game Jam mais conhecido e influente é o nomeado BGJ (Brasil Game Jam), o qual ocorre dentro de outro grande evento de jogos da América Latina, a BGS (Brasil Game Show). 

Com o seu início em 2016, e continuidade anual até os dias de hoje, o evento colaborativo e competitivo normalmente reúne algumas dezenas de jovens universitários, estudantes da área, para criarem seus jogos em um período de 48 horas.

Outro grande diferencial deste evento, é que ao final, os jogos desenvolvidos são dispostos para os visitantes da BGS testarem. Além disso, os seus participantes recebem estágios em grandes estúdios de desenvolvimento de games e um cartão pré-pago com grandes valores, proporcionados pelos patrocinadores do evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.