Wild Rift: Guia para iniciantes

Entrar em qualquer arena de batalha multijogador online (MOBA) é uma experiência assustadora. Você não só tem que descobrir como executar habilmente uma miríade de mecânicas, você também precisa aprender sobre cada personagem e item no jogo – ou arriscar não saber como jogar contra eles, ou como comprar os itens certos.

Portanto, embora League of Legends: Wild Rift seja a versão móvel de League of Legends, ele ainda requer um certo nível de conhecimento e habilidade para que você seja competente o suficiente para desfrutar do jogo. Este guia para iniciantes fornecerá as ferramentas para chegar lá.

Wild Rift é um MOBA

Se você decidiu escolher Wild Rift como seu primeiro jogo (móvel), ou se você é um fã ávido de outros gêneros e este é seu primeiro mergulho no MOBA, é importante entender no que você está se metendo.

Uma arena de batalha multiplayer online normalmente consiste em cinco jogadores enfrentando outros cinco no mesmo campo. O mapa em Wild Rift é chamado de Wild Rift (choque!) E é dividido ao meio na diagonal por um rio.

O mapa é espelhado, o que significa que o terreno na metade superior do mapa é um reflexo da parte inferior com duas exceções principais – Dragão e Barão, sobre os quais você descobrirá mais tarde.

Cada equipe inicia o jogo em sua base, localizada em lados opostos do mapa diferenciados pelas cores vermelho e azul. Você sempre verá a si mesmo e sua equipe destacados em azul com barras verdes de HP e unidades inimigas destacadas em vermelho com barras vermelhas de HP.

Seu objetivo como uma equipe é destruir o Nexus do inimigo, que é protegido por uma série de torres espalhadas por três pistas. As três pistas são mostradas no mapa – pista superior ou Baron (solo), meio (solo) e a pista Dragon (dupla). Há também um jungler que, em vez de andar, vagueia pela selva para levar o time à frente.

Cada jogador se move em direção ao mesmo objetivo, ganhando experiência (XP) para subir de nível e ganhando ouro. Eles ganham XP e dinheiro matando minions da rota, criaturas da selva, campeões inimigos, torres inimigas e objetivos como Dragon, Rift Herald e Baron. Por ter mais XP, você sobe de nível com melhores estatísticas. Com ouro, você pode comprar itens mais poderosos para tornar seu campeão mais forte.

Quando o jogo começa, a metade superior é controlada pelo time inimigo, enquanto a metade inferior é controlada pelo seu time. Conforme as torres caem e os minions avançam, cada equipe dá passos para se aproximar do Nexus da outra.

O que torna os MOBAs um gênero único é que todos os jogadores entram na mesma arena com o controle de seu próprio personagem exclusivamente selecionado. Em Wild Rift, eles são chamados de campeões.

Compreendendo o mapa do Wild Rift

Entre sua base e a base do inimigo, há três pistas e a selva. A pista do meio passa pela seção central do mapa, enquanto a pista do Barão e a pista do Dragão se estendem, contornando as bordas.

Nevoeiro de guerra e visão

Seguindo League of Legends, o Fog of War em Wild Rift adiciona mais complexidade ao jogo de estratégia. Observe o minimapa no canto superior esquerdo da tela. Veja todas as áreas escurecidas? Eles são cobertos por Fog of War, o que significa que sua equipe não tem uma visão perfeita de todo o mapa.

Se a visão perfeita existir, todos saberão exatamente onde estão, o que acaba com toda a diversão. É por isso que existem enfermarias na forma de bugigangas amarelas. Uma vez colocados no mapa, eles fornecem uma visão limitada de uma pequena área ao seu redor. Você também pode remover wards inimigos mudando-o para um varredor vermelho.

Você só tem uma visão perfeita de sua própria base o tempo todo. Em outras ocasiões, ondas de minions, os campeões de seus companheiros de equipe, proteções de bugigangas, se unidades inimigas entrarem no alcance da torre ou se sua equipe proteger o Caranguejo Scuttle no rio, haverá visão temporária adicional. Portanto, se um campeão inimigo estiver perto de seu companheiro de equipe ou se mover para uma área onde você o protegeu, eles serão avistados, o que dá a seu time uma vantagem de informação.

O jungler, em particular, é o que mais habita no Fog of War, uma vez que não interage com as ondas de minions, mas sim com os creeps da selva. Isso também aumenta a taxa de sucesso de aparecer na pista inesperadamente para uma morte, já que o time inimigo nem sempre sabe onde está.

Fonte e Base

loja fonte wild rift
Fonte: KaBum!

A área onde todos desovam é chamada de Fonte. Aqui, você pode comprar itens que deixarão seu campeão mais forte, bem como curar seus Pontos de Saúde (HP) e Pontos de Mana (MP). Se você morrer no jogo, você também reaparecerá na Fonte.

Do lado de fora da fonte, você verá seu Nexus, o grande cristal azul que fica no meio de sua base. Seu objetivo é protegê-lo enquanto cria estratégias para destruir o Nexus vermelho do inimigo na extremidade oposta. Na borda da base estão três torres que a protegem.

Quando o jogo começa, ondas de minions surgem do Nexus à medida que se espalham pelas três pistas. Creeps da selva também aparecerão em locais de acampamento para o jungler enfrentar. Isso acontece em paralelo com o lado do mapa inimigo em tempos fixos.

Como resultado, as ondas de minions na pista irão se chocar bem no meio. Após o contato, as unidades de servos oponentes começarão automaticamente a atacar umas às outras. Após 12 segundos de preparação, a primeira onda é liberada. Uma nova onda surge a cada 25 segundos.

Minions

Existem três tipos de minions: minions corpo a corpo, lançador e minions de canhão.

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Fonte: Reddit

Minions corpo a corpo são de curto alcance, minions lançadores são de longo alcance, enquanto minions de canhão são aqueles que ficam em tanques fortificados. Minions de canhão só aparecem uma vez a cada três ondas. Eles causam dano extra e, quando mortos por um campeão, concedem mais ouro do que minions de combate corpo a corpo e lançadores.

Após 12:15, as ondas irão alternar entre uma onda com um canhão, ou dois minions de canhão e nenhum minion à distância. Essas ondas e sua composição afetam diretamente o ritmo do jogo, portanto, espere que a velocidade acelere a partir dos 12 minutos. Se um campeão continuamente ataca minions e os mata mais rápido do que o inimigo, eles conseguem um empurrão favorável da onda.

Além disso, uma vez que uma torre de base é destruída, super minions – o minion maior e mais poderoso irão aparecer, adicionando poder de ataque e pressão sobre a base inimiga, dando ao time que derrubou a estrutura mais oportunidades de fechar as coisas.

Selva

A selva é ocupada pelo jogador que optou por jogar com o jungler, que usa Smite como seu feitiço de invocador.

wild rift posição jungle
Fonte: BlueStacks

Smite causa uma quantidade fixa de dano real aos acampamentos da selva e ajuda os caçadores a derrubar esses monstros da selva mais rapidamente. Esses acampamentos estão espalhados pelo mapa em cada lado do rio. Quando os junglers limpam um acampamento, eles recebem pontos de experiência e ouro.

Como os acampamentos são colocados em locais diferentes, o caçador é a principal pessoa que influencia as pistas. Eles podem aparecer em uma lane para criar uma situação dois contra um, pressurizando a laner inimiga ou matando-os completamente. Essa mecânica é chamada de “gank”, que é uma das duas funções principais de um jungler.

Como seu trabalho é controlar a selva, às vezes até mesmo invadindo o inimigo, os caçadores também têm a tarefa de garantir objetivos, a saber, Arauto, Dragão e Barão. Como eles executam o Smite, eles são capazes de causar dano de explosão não filtrado a um objetivo para protegê-lo para a equipe.

Torres

wild rift torre top
Fonte: TecMundo

Todos os campeões desempenham um papel único no jogo, então você precisará mover seu personagem para a pista onde funciona melhor. No caminho, você passará por suas próprias torres, que causam dano às unidades inimigas que estiverem ao seu alcance.

Há uma linha de torres na borda de sua base e duas torres externas na pista, todas espelhadas no lado inimigo do mapa. A que fica mais distante é chamada de primeira torre externa, seguida pela segunda torre externa e, por fim, torre básica.

As torres têm 3.000 HP fixos. Acertá-los dará a você ouro extra e reduzirá seu HP. Você pode eventualmente usar um até zero, o que o destrói permanentemente e não pode ser revivido novamente.

Principais objetivos do Wild Rift

Torres

Baixar torres coloca você um passo mais perto da base inimiga. Ele abre o mapa para sua equipe, dando a você mais controle de uma área. Isso é feito empurrando em ondas de minions, entrando na selva inimiga e protegendo-a.

Configurar suas ondas corretamente e trabalhar com seus companheiros de equipe permite que você abaixe torres com mais eficiência, pois o dano combinado de alguns campeões acelera o processo. Seu bot laner, ou AD carry em particular, está mais equipado para isso, pois são os campeões com maior alcance e maior dano físico.

Dragão

Existem quatro tipos de Dragões Elementais no jogo: Oceano, Infernal, Montanha e Nuvem. A equipe que derrotar qualquer um dos dragões receberá um buff permanente para cada membro, morto ou vivo, de acordo com o elemento. O primeiro dragão aparecerá na marca de quatro minutos.

dragões wild rift
Fonte: League of Legends PVH

Ocean Drakes concede vida de vida, Cloud Drake fornece velocidade de movimento adicional, Mountain aumenta sua defesa, enquanto Infernal aumenta seu poder ofensivo. Todos os dragões desovam no poço do dragão, localizado próximo à via dupla, por isso é chamado de via do dragão.

Apenas três tipos de elementos aparecerão em qualquer jogo. Depois que os dois primeiros drakes elementais únicos forem derrotados, um Dragão Ancião irá aparecer em um terceiro elemento aleatório. Elder Dragon é maior, tem mais HP e também fornece um buff maior para a equipe que o mata. Ele só aparecerá uma vez por jogo, então definitivamente vale a pena lutar.

Rift Herald

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Fonte: Dot Esports

Rift Herald vai aparecer na marca de seis minutos no poço Baron mais próximo da pista superior, por isso é chamado de pista Baron. Causar dano na parte de trás do Herald onde seu olho está causará dano extra. Este grande bebê só surge uma vez por jogo, então, uma vez derrotado, o jogador pode pegar seu olho que substitui seu slot de bugiganga.

O objetivo do Herald é acelerar o processo de derrubada de torres. O jogador com o olho no bolso pode mover-se em direção a uma pista de sua escolha para invocar o Herald. Uma vez perto de uma torre, ele irá atacá-la para causar dano de explosão e perder um pedaço de HP. Obrigado parceiro!

Baron Nashor

Wild Rift Baron Nashor
Fonte: Mobile Gaming HUB

A desova às 10:00 é o monstro mais épico de todos, Baron. Uma vez morto por um time, dá um buff a todos os jogadores que estão vivos. Quando um campeão com buff Baron está perto de uma onda de minions, ele fortalece seus amigos, permitindo que eles distribuam mais danos contra a onda inimiga.

No geral, o buff Baron dá ao time que o assegura poder de empurrar. Parados lado a lado com seus minions, eles podem pressionar e derrubar torres inimigas através das pistas enquanto avançam para a base inimiga.

Com o buff Baron, os campeões também se lembrarão mais rápido do que o normal, acelerando o jogo. Assim que Baron for morto, ele reaparecerá em três minutos, dando aos dois times outra chance de matar e colher seus benefícios. É por isso que Baron é crucial no final do jogo, pois seu lustre pode virar a maré até para uma equipe em retrocesso.

Campeões, posições e funções do Wild Rift

Tipos de dano

Para entender as diferentes funções, primeiro você precisa estar ciente dos dois principais tipos de danos no jogo.

Poder de Habilidade (AP) amplifica o dano mágico e é a escolha preferida de magos, a maioria dos suportes e alguns assassinos.

O Dano de Ataque (AD) causa dano físico e é a escolha principal para atiradores, lutadores corpo a corpo e alguns assassinos.

Golpear, ou certas habilidades de campeão, como os parafusos de prata de Vayne, causam Dano Verdadeiro, ou seja, dano que não será reduzido pela armadura. Eles negociam um valor fixo, sempre.

Posições

Como há cinco posições no jogo, você pode escolher uma das cinco funções exclusivas para jogar. O top ou Baron lane geralmente inclui um lutador corpo a corpo, como Darius, Garen e Fiora. A pista do meio, a pista mais curta do mapa, é o lar de magos e assassinos como Zed, Yasuo e Ziggs.

mapa wild rift posições
Fonte: Equipe Super Jogos Online

A dupla ou pista do Dragão, consiste em um atirador de ataque à distância e um suporte. Os atiradores são os maiores causadores de danos em um jogo, mas também os mais vulneráveis, portanto, ter um apoio confiável ao seu lado é essencial. Como o dragão dá estatísticas permanentes, ter dois campeões mais próximos do fosso aumenta as chances de protegê-lo.

Por último, há a posição na selva, que normalmente é ocupada por outro lutador corpo a corpo como Olaf, assassinos corpo a corpo como Master Yi, ou Gragas e Evelynn baseados na AP.

Funções

Observe que usamos a palavra ‘posição’ para descrever sua localização e lugar preferido no mapa. Isso o distingue das funções, que se relacionam à composição da equipe.

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Fonte: Esportelândia

Pode haver 5 posições, mas há seis funções : Assassinos, lutadores, magos, atiradores, suportes e tanques. Assassinos causam dano de explosão e têm seus olhos em campeões com menos saúde. Os lutadores compram itens que oferecem uma mistura de danos e defesas, pois gostam de brigar de perto e pessoalmente. Os magos são magos, que lançam feitiços e, portanto, dependem de mana. Eles causam dano mágico em grandes áreas.

Atiradores são campeões de longo alcance que causam o dano mais consistente no jogo quanto mais itens eles possuem. A troca? Eles tendem a não construir itens defensivos, e é por isso que têm apoios para ajudá-los. Esses campeões têm a capacidade de descascar, ou seja, manter os campeões inimigos à distância enquanto seus atiradores se reposicionam ou enfrentam. Por último, os tanques são sua linha de frente robusta com muitas estatísticas de saúde e defensiva, lá para absorver o dano do inimigo.

Nem toda composição de equipe requer assassinos, por exemplo, mas eles se beneficiarão de ter uma linha de dano mista composta por campeões AP e AD, tanques para a linha de frente e combate e suportes que podem descascar e proteger seus atiradores.

Essas funções podem se sobrepor, onde Alistar é um suporte que pode se engajar e também é um tanque na rota do Dragão. Seraphine é um mago e pode ser usado como suporte.

Feitiços e runas de invocador

A fase anterior ao jogo, seja em rankings ou normais, é chamada de Champion Select (CS). Aqui, você poderá escolher três coisas: Escolha seu campeão, deslize para uma posição e ajuste suas runas e feitiços de invocador.

Cada jogador tem acesso a dois feitiços de invocador (SS), que estão localizados no canto inferior direito da tela no CS. Soraka, por exemplo, tem Exhaust e Flash, enquanto para runas, sua Keystone é Aery. No Wild Rift, eles serão escolhidos automaticamente para todos os jogadores com base no que é ideal para o campeão escolhido.

A menos que você crie conjuntos de runas sob medida ou troque seu feitiço de invocação durante a CS, mesmo se você esquecer ou não puder decidir, pelo menos você terá algo quando entrar no jogo. Flash é o SS mais comum, pois permite que os campeões se teletransportem por uma curta distância na direção de sua escolha, perfeito para fechar a lacuna para encerrar a matança ou escapar de situações traiçoeiras.

Mecânica básica do Wild Rift

Alvejando

Para selecionar alvos específicos, você precisará arrastar seu ataque automático ou ícone de habilidade para fora. Ao fazer isso, uma linha amarela fina com um alvo no centro aparece no mapa.

habilidade lançando
Fonte: Tecmundo

Como você aprenderá no tutorial, tudo o que você precisa fazer é arrastá-lo para perto ou sobre uma unidade para direcioná-lo.

Último ataque

Mesmo que os campeões obtenham ouro passivamente, é muito lento e não o suficiente para permitir que você compre os itens que você precisa para avançar para a vitória. Consequentemente, os junglers limpam os acampamentos, enquanto os laners matam minions para obter uma renda estável. Para realmente receber o ouro de um mob, você deve acertá-lo por último.

último ataque minion
Fonte: Not A Gamer

Isso significa que antes de o HP de cada minion chegar a zero, você precisará acertá-lo para ser responsável por ele chegar a zero. Por exemplo, se um minion ficar com 79, mas seu ataque automático fez 33 e, ao mesmo tempo, ele está sendo atacado por seus próprios minions e morre, você não obterá ouro dele. Você precisará observar a taxa de HP diminuindo em relação a quantos de seus minions estão agrupando-se nele, e cronometrar seu feitiço ou ataque automático de forma que você garanta o último golpe para si mesmo.

Felizmente, em Wild Rift, há um indicador para ajudá-lo. assim que um minion estiver baixo o suficiente para o último golpe, sua barra de HP mudará de vermelho para branco, como pode ser visto na imagem acima. É quando você sabe que está maduro para a colheita.

Outros monstros, entretanto, não têm o mesmo indicador. Se sua equipe começou no objetivo, os campeões inimigos, especialmente o jungler com Smite, todos têm a chance de acertar o objetivo por último, com a possibilidade de roubá-lo bem debaixo do seu nariz.

Skillshots

Nem todas as habilidades são direcionadas. A maioria das habilidades dos campeões em Wild Rift precisa ser direcionada e apontada em uma determinada direção, ângulo e cronometragem de tal forma que acertem. Isso é chamado de tiro de habilidade, pois você precisa de um certo nível de habilidade para garantir que eles caiam onde você deseja.

doutor mundo skillshot
Fonte: Equipe Super Jogos Online

A primeira habilidade de Nami, Aqua Prison, e a habilidade final, por exemplo, são skillshots. Se você pressionar Tidal Wave, ele será programado automaticamente para ser lançado em uma determinada direção para ajudar os iniciantes, mas pode não ser tão preciso quanto você deseja.

Para direcionar seu tiro de habilidade, arraste a habilidade para fora. Isso revela um círculo ao redor que controla sua direção. Simultaneamente, no próprio mapa, você pode ver o contorno do Tidal Wave de Nami, o que ajuda você a mirar melhor.

Em contraste, lançar Ebb and Flow e Tidercaller’s Blessing será automaticamente lançado. No máximo, você será capaz de mirar em aliados ou campeões inimigos, já que são por natureza, não tiros de habilidade.

Combos de habilidade

Isso nos leva ao próximo ponto – combos de habilidade. Todos os campeões em Wild Rift têm quatro habilidades, que podem ser lançadas em momentos diferentes para formar combinações diferentes. Se você não usar a combinação certa no momento certo, seu dano de saída e eficácia não serão maximizados.

combo de ataques wild rift
Fonte: Forbes

O ultimate de Seraphine, o campeão de suporte e mago, Encore, é um grande feitiço que cobre uma grande área. Quando ela pega vários inimigos com ele, eles ficam encantados – uma dica para seus companheiros de equipe seguirem. Por ser um feitiço de alta iniciação, geralmente é usado no início de uma luta.

Sua terceira habilidade, Beat Drop, quando lançada duas vezes graças a seu passivo, Stage Presence, enraíza inimigos. Isso o torna perfeito para ela combinar e encadear esses dois feitiços, pois uma vez que os inimigos são encantados, eles ficam enraizados e imobilizados por mais tempo.

Como cada campeão é único, você precisará de tempo para aprender quais são seus combos e praticar sua execução. Para iniciantes, é importante se acostumar com a mecânica e os combos, portanto, use os campeões fáceis de usar antes de avançar para os mais complexos.

Obtendo o fluxo de um jogo Wild Rift

Depois de entrar no jogo, você começa a fase de laning. Os solo laners irão para suas respectivas pistas, a dupla habita a pista do Dragão e o jungler começa a limpar os acampamentos.

Todos os campeões devem seguir essa formação padrão para ganhar pontos de experiência para subir de nível e ganhar ouro para comprar itens, o que fortalece suas estatísticas. Se você conseguir superar seu laner ou jungler adversário, ótimo. Pegue a morte, colha o ouro, absorva aquele XP e continue a reivindicar o domínio da pista. No entanto, lembre-se de ficar atento a ganks!

No meio, dependendo da pista em que você está, seu jungler pode precisar de ajuda para proteger Dragon ou Herald. Uma vez que você empurra sua onda, é um bom momento para procurar oportunidades de ajudar sua equipe defendendo ou dando uma mão. É aqui que escaramuças ou brigas podem começar no rio, à medida que mais membros se agrupam para ajudar uns aos outros.

Normalmente, quando a primeira torre é derrubada, o jogo passa para o meio do jogo. Nesta fase, a dupla gira para o meio ou para cima e se concentra em derrubar a próxima torre externa, já que o atirador é o mais adequado para derrubar essas estruturas.

No momento em que Elder Dragon e Baron aparecem, é oficialmente tarde do jogo. Como não há atribuições de raias fixas, é aqui que entra a estratégia. Existem lugares ideais para saber onde e quando os campeões devem estar no mapa em relação às ondas de minions e muito mais. No entanto, quando esses são dois grandes objetivos no mapa, as equipes escolherão lutar por eles, então espere muitos combates, derramamento de sangue e roubos de embreagem.